QS 01, Rua 210 lote 18, Águas Claras - DF, CEP: 72030-120

+55 (61) 3563-1314

 
TORTA BOMBA DE CHOCOLATE

TORTA BOMBA DE CHOCOLATE

 Bomba de Chocolate


Bolo


4 ovos mais 2 gemas
6 colheres de sopa mal cheias de açúcar
5 colheres de sopa de farinha
1 colher de chá de fermento em pó


Xarope:

30 ml de água
15 g de açúcar
30 ml de Vinho do Porto


Mousse

200 g de chocolate
1 colher de sopa de manteiga
4 folhas de gelatina
6 gemas
6 colheres de sopa de açúcar
6 claras de ovo


Cobertura

2 claras de ovo
150 g de açúcar em pó
1 colher de chá de sumo de limão


MODO DE PREPARO:


Começar pelo bolo.

Bater as claras em castelo e adicionar uma colher de sopa de açúcar no final.

Bater as gemas com o restante açúcar, juntar a farinha com o fermento e por fim adicionar as claras batidas envolvendo na massa cuidadosamente.

Colocar uma folha de papel vegetal num tabuleiro, untar com spray de cozinha ou com manteiga, deitar por cima a massa e espalhar no tabuleiro. Levar ao forno aquecido a 180º por cerca de 10 minutos, ou até estar cozido. Desenformar e deixar arrefecer.

Levar todos os ingredientes do xarope ao lume e mexer até derreter o açúcar, desligar e deixar arrefecer completamente.

Entretanto preparar a mousse. Colocar as folhas de gelatina numa taça com água fria para amolecerem. Partir o chocolate, deitar numa taça juntamente com a manteiga e levar ao micro-ondas durante um minuto. Mexer para derreter bem o chocolate, juntar as folhas de gelatina bem escorridas, mexer bem para dissolver a gelatina, se necessário leve mais uns segundos ao micro-ondas.

Bater as claras em castelo adicionando no final uma colher de sopa de açúcar. Bater as gemas com o restante açúcar até duplicarem de volume, juntar o chocolate derretido e por fim as claras em castelo, mexendo com cuidado para envolver ambas as misturas sem perder volume.

Forrar uma taça com cerca 20 cm de diâmetro com película aderente, (utilizei uma taça com 17 cm de diâmetro por 9 cm de altura).

Cortar um circulo com o mesmo diâmetro da taça e reservar. Com o restante bolo forrar o fundo e as laterais da taça. Pincelar todo o bolo com o xarope de vinho do porto reservando um pouco para o círculo que irá servir de tampa. Colocar dentro a mousse de chocolate e tapar com o círculo pincelando-o com o restante xarope. Tapar com película e guardar no frio de um dia para o outro.

No dia seguinte, desenformar o bolo num prato de servir. Bater as claras em castelo com o sumo de limão e adicionar o açúcar em pó aos poucos até obter uma mistura espessa e brilhante.

Barrar todo o bolo com as claras e levar de novo ao frio.

Na altura de servir queimar as claras superficialmente com um maçarico de cozinha. Ou na falta dele polvilhar o bolo com canela ou com cacau em pó. 

 

QS 01, Rua 210 lote 18, Águas Claras - DF, CEP: 71950-770

+55 (61) 3563-1314 / (61) 3563-4776 / (61) 3562-2064

Facebook
Realizado por Amplitude Web.