QS 01, Rua 210 lote 18, Águas Claras - DF, CEP: 72030-120

+55 (61) 3563-1314

 
APRENDA COMPRAR

APRENDA COMPRAR

     

     Fazer compras de matéria-prima para a padaria precisa ser algo muito bem pensado, para garantir lucro e não prejuízo

     Zé, vê se tá precisando de.... Cansei de ouvir isto. Parece que a compra é um função menos importante. Basta a experiência no ramo e tudo bem. Ledo engano.
Todo mundo sabe que o tempo do “Padaria dá 30%” acabou há muito tempo. Poucas coisas de fato você pode mexer. Seu custo fixo é aquele e não há muito o que fazer. O aluguel aumentou por conta da expansão imobiliária, o reajuste do sindicato foi maior que a inflação, conta de luz (você acredita mesmo que pode baixar?), o mecânico da geladeira, IPTU etc.. Você já começa o mês devendo esta grana.
Sobrou a compra. Ela é o termômetro da possibilidade que a Padaria tem de lucrar. E como melhorar este processo?
      Vamos pensar juntos.
      O processo de compra tem aspectos financeiros e comerciais.
     Após a análise dos seus Demonstrativos de Resultados, você descobre que para dar lucro, sua Padaria tem que gastar até no máximo 45% do faturamento, por exemplo. Veja um exemplo do demonstrativo abaixo. Você vê neste relatório cada centavo recebido ou pago.
    Cumprir a meta financeira só é possível se você tiver uma boa administração informatizada. Bons programas permitem fazer uma previsão de gastos. Veja uma previsão para 2013. Nestes dias vão vencer essas contas que tem valores altos. O valor real pode ser diferente, o programa corrige. Então não é possível que os boletos das compras caiam nestes dias. Você deve negociar com seu fornecedor outros prazos que não prejudiquem seu fluxo de caixa. Fazendo uma conta rápida:
R$ 100.000,00 de faturamento.
R$ 45.000,00 de compras (45% do faturamento) 22 dias úteis no mês.

Valor diário disponível para pagamento de compras: R$ 45.000,00/22 dias = R$ 2.045,00.

     O comprador passa a comprar com um relatório de previsão financeira. Isto é totalmente diferente do... “dá para fazer para 28 dias?”
     Conheço empresas de franquias que fazem isso. Dão uma meta para o gerente, que também é comprador da loja. De 15 em 15 dias há uma reunião onde a diretoria mostra os resultados. Quando a meta de compras é alcançada, ou o valor de compras fica um pouquinho menor da meta, a gerência é premiada.
     Implantar um controle deste tipo dá trabalho. A Padaria deve ter uma estrutura administrativa que permita abastecer os programas de computador do jeito correto. E a mudança no estilo de compra é lenta. Os fornecedores estranham no começo.  

 

QS 01, Rua 210 lote 18, Águas Claras - DF, CEP: 71950-770

+55 (61) 3563-1314 / (61) 3563-4776 / (61) 3562-2064

Facebook
Realizado por Amplitude Web.